1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. Desenvolvimento pessoal
  4. Meditação
  5. Conceitos de meditação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Acedendo ao amor genuíno

O ódio não pode ser vencido pelo ódio; o ódio apenas e somente poderá ser vencido pelo amor. Lamentavelmente, o homem moderno, ávido em buscar fontes de energia, ignora e despreza a potência do amor, de que humanidade tanto precisa e que faria renascer a vontade de partilhar e o sentimento de compaixão, que por sua vez nasce quando queremos que os outros seres estejam livres do sofrimento. Assim, quando a metta estiver enraizada nos nossos corações, estaremos mais disponíveis para ajudar os outros e encontraremos meios e sabedoria para o fazer.

Tags: ,

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Lidar com sentimentos negativosA prática meditativa não é como uma droga que nos conduz imediatamente a um estado de bem estar. Por vezes, durante a prática, podemos não nos sentir propriamente calmos e pacíficos e temos que lidar com estados dolorosos profundos que surgem do nosso inconsciente e que nos demonstram sentimentos de dor, desconforto, raiva, preocupações, desejos reprimidos, etc.. Isso é normal e até podemos dizer que benéfico. 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Meditação faz sentidoA meditação é um estado de atenção. A prática formal da meditação é o treino da mente para ficar atenta e desperta, livre de condicionamentos do pensamento automático. Deste modo podemos ver a realidade tal como ela é. O processo e o fruto da meditação pode ser designado por “estado de presença”, “atenção plena”, “presença aberta” ou “mindfulness”. São muitas palavras para algo tão simples. Estar presente é estar claramente consciente do que está a acontecer aqui e agora, abertos a toda a experiência do momento.

Tags:

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Estabelecendo uma prática meditativaAtitude é essencial. Existem muitas técnicas, estratégias e práticas meditativas, mas o que faz realmente a diferença em termos de despertar espiritual é a seriedade e a sinceridade. Mais do que acrescentar mais um item à lista de tarefas diárias, o praticante deve escolher a prática meditativa a partir de um desejo de se ligar à sua capacidade inata para o amor, para a clareza e para a paz interior.