1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. Emoções
  4. A Ferida da Traição e as suas características

A Ferida da Traição e as suas características

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ferida da Traição

O despertar da ferida da traição é entre os 2 e os 4 anos, com o progenitor do sexo oposto. A criança não viu satisfeitas as suas expectativas de atenção e também pode ter perdido a confiança, depois de promessas não cumpridas, ou julgou este progenitor por não ter cumprido as suas responsabilidades.  

máscara da traição, nós também conhecemos muito bem, é o controlador. Os maiores medos do controlador são a dissociação, a separação e a renegação.

As palavras utilizadas por quem vive com a ferida da traição são: sou capaz, confia em mim, não confio nele, eu sabia, eu tinha razão, percebeste, ouve-me, associado, dissociado, abandonado, é verdade e francamente. São palavras ou expressões que vais ouvir o controlador dizer com alguma frequência. 

Padrão de comportamentos

Em termos de atitudes e comportamentos, o controlador faz tudo para convencer os outros da sua força, utiliza as suas qualidades de chefe para impor a sua verdade. Ele não mostra vulnerabilidade, apenas faz questão de mostrar que é capaz. Cumpre para que o considerem responsável, acredita que ser responsável é ser chefe. Mas, na verdade, ele é irresponsável e vai sempre encontrar um modo de culpar os outros pelas suas falhas, sem nunca ser acusado.

Procura ser especial e importante, persegue honras e títulos. São pessoas, normalmente, com muitos títulos, até académicos. Sente-se facilmente impressionado com a aparência de uma pessoa rica ou famosa e confia nela. Como a sua reputação é importante, se a sente ameaçada está disposto a responsabilizar qualquer pessoa. Fica preocupado com o seu bom nome e não se importa de manchar o nome de outro qualquer.

Mente facilmente para sair de um impasse, o que é engraçado porque não tolera que lhe mintam.

Tem grandes expectativas. É muito exigente, quando delega exige que seja tudo à sua maneira e controla tudo.

Dificilmente se revela e se entrega porque tem medo que se aproveitem dele.

Tem dificuldade em aceitar imprevistos, coisas que não estão previstas. Julga-se indispensável, gosta de prever tudo para controlar melhor todas as coisas.

Recusa falar das suas fraquezas e das suas perdas.

É um excelente manipulador e utiliza todos os meios e mais alguns: amuos, chantagem, mentira, sedução, raiva, grito, ameaça, queixa e até violência.

Gosta de ter razão e de ter a última palavra.

É intolerante, impaciente e chega à raiva com muita facilidade. É uma pessoa rancorosa; pode pôr termo a uma relação bruscamente e depois recusar contacto durante um longo período.

Procura mostrar-se muito independente para não tocar no seu medo de separação, ou seja, de abandono e critica muito as pessoas que são dependentes.

Características físicas

O físico do controlador também tem muitas marcas.

O homem exibe muita força e muito poder, sobretudo na parte superior do corpo, com ombros largos.

A mulher tem a anca mais larga do que os ombros, os músculos dominantes em várias partes do corpo.

Normalmente têm voz forte, um peito abaulado, algum peso a mais sem serem gordos, com tendência para ganhar barriga com a idade.

Olhos grandes e um olhar intenso, sedutor.

Preferem roupas vistosas.

 

Assim são as pessoas que sofrem da Ferida da Traição.

 

Para saberes mais sobre a Ferida Emocional da Injustiça carrega AQUI

Coaching -