1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. Emoções
  4. A Ferida da Rejeição e as suas características

A Ferida da Rejeição e as suas características

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ferida Rejeição

A Ferida da Rejeição ocorre desde a conceção até ao primeiro ano de idade. E o que aconteceu é que a criança se sentiu rejeitada pelo progenitor do mesmo sexo e acredita que não tem o direito ou não merece sequer existir. Aqui nascem as crenças do não merecimento.  

A máscara desta rejeição é a evasão, ou seja, as pessoas que têm esta ferida ativada são pessoas extremamente evasivas. O maior medo dos evasivos é o pânico, ou seja, eles têm medo do próprio medo. E as palavras que vais ouvir o evasivo dizer muitas vezes, é: nulo, nada, desaparecer, inexistente, sem valor, sem lugar. Portanto, estas palavras vão estar no inconsciente do evasivo e vão fazer parte, de facto, do seu diálogo quer interno, quer externo.

Padrão de comportamentos

A pessoa com ferida emocional da rejeição acredita que tem pouco valor, está insatisfeito com o próprio ser, acha-se sem valor e tem uma baixa autoestima, sente-se incompreendido e isolado, desenvolve muitas vezes meios de fuga como o jogo, a droga, o álcool, sono, períodos de sono muito prolongados, partidas precipitadas, ou seja, ele desaparece sem aviso.  

Relações virtuais também são uma máscara comum da pessoa que tem esta ferida da rejeição. Tem tendência de ficar em permanente negação, isola-se do mundo exterior e vive no seu mundinho imaginário; não percebe o que é que está a fazer no mundo e qual é o seu papel no mundo. Tem muitos medos quando está sozinha, tem muito medo de estar sozinha, tem imaginação fértil, infelizmente utilizada para construir cenários de mais rejeição - são os cenários que conhece. Acredita que a felicidade é efémera e não pode durar muito; tem medo de incomodar e de não ser interessante e por isso isola-se dos outros. Os outros acham-na solitária e por isso é que também não a convidam para nada. Portanto, cria-se assim aqui um ciclo de isolamento que leva essa pessoa a ficar sozinha. E depois o evasivo também tem tendência para o perfecionismo e, na presença de alguém agressivo, foge antes de entrar em pânico, porque se ele entrar em pânico ele vai perder o controlo e ele tem muito medo de perder o controlo, o controlo de si próprio, então ele vai fugir. 

Mas uma das coisas que mais me impressionou quando eu soube destas questões foi que estas feridas emocionais deixam marcas no corpo do próprio indivíduo. Então, estas são imagens que demonstram o físico tipo do evasivo ou do fugidio, que é a pessoa que tem a ferida da rejeição.

  

Características físicas

É um corpo pequeno, estreito, com tendência a ser magro, tem o tronco contraído, dobrado para si próprio. Repara que estes troncos estão como que encolhidos, contraídos para dentro.  

Há uma parte do corpo que é mais pequena, os olhos são pequenos, o olhar é fugidio e é evasivo, tem olheiras cinzentas e muito pronunciadas.  

A voz destas pessoas é normalmente muito sumida e têm preferência para usar roupas pretas. Estas são algumas características físicas que tu podes observar no físico de uma pessoa evasiva ou fugidia. E esta pessoa é simplesmente uma pessoa que sofreu ou ainda sofre com a ferida da rejeição.

Ferida Rejeição

Para saberes mais sobre a Ferida Emocional do Abandono carrega AQUI